26/01/2018

Saber envelhecer - O método Pilates no Envelhecimento

A falta de equilíbrio é muito comum nos idosos, e com o aumento da expectativa de vida hoje o que queremos é envelhecer com saúde. Com isso, o método Pilates vem para nos ajudar.

 

Os benefícios dos Pilates são inúmeros, e um deles é trabalhar o EQUILÍBRIO, sendo que os cuidados devem começar cedo, como uma forma de prevenção.

 

Com o envelhecimento temos a tendência de nos curvarmos, mudando nosso centro de gravidade, e por isso devemos cuidar da nossa postura. Além disso, também mudamos o sistema motor, diminuindo nossos reflexos, nossa musculatura tende a ficar flácida, mudando nosso tônus muscular e com tudo isso vai afetando nosso equilíbrio.

 

O PILATES vem para estimular nossos sentidos, trabalhando:

- Tônus muscular

- Alongamento

- Correção postural

- Respiração

- Concentração

 

Trabalhando preventivamente e continuamente esses sentidos, mantemos nosso centro de gravidade dentro da base de equilíbrio. Isso pode parecer fácil no primeiro momento, mas requer muito treino e disciplina.

 

Um bom controle postural, resulta de um bom alinhamento e, consequentemente, de um trabalho muscular eficaz. Para pessoas idosas, deve-se ter alguns cuidados especiais, devido a algumas patologias como osteoporose, desgaste ósseo e problemas neurológicos.

 

Por isso cada sessão deve ser preparada para cada tipo de problema sempre respeitando seus limites.

 

Venha conhecer este método e tenha mais saúde e disposição!